domingo, 28 de fevereiro de 2010

Manifesto Contra Nossa Passividade

                                     



               Manifesto Contra Nossa Passividade



Diante do mundo em que vivemos onde tudo é relativo, também tornamos relativo nossa indignação. Ao ver uma injustiça nos jornais e telejornais ficamos, revoltados, chorosos e tristes, mas esta revolta dura exatamente o tempo do intervalo comercial ou da leitura da notícia da novela das 8h.



Somos passivos e perdemos tempo com coisas que não nos edificam, nem mesmo edificam aos nossos próximos. O próprio CODHJUPIC (Coordenação dos Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade com a Criação) existe para lembrar aos franciscanos seculares seu carisma, que em algum momento de nossas vidas perdemos em um intervalo comercial da nossa vocação.


No próximo ano a CF será em defesa da vida, como vamos agir? Como vamos defender a vida da concepção até a morte natural? Como vamos defender a vida de toda a criação?


CODHJUPIC não é nada mais, nada menos do que nossas ações apostólicas. Francisco vive o beijo ao leproso, a política entre o prefeito e o bispo. O CODHJUPIC fica sempre em último plano, “é sempre o oitavo depois do último”.

Precisamos como seculares sair dos “nossos conventos”, da nossa passividade, da nossa falta de coerência, da nossa omissão. Precisamos nos mover, agir, criar uma cultura de valorização das nossas ações apostólicas. Lutar contra a covardia, a injustiça, a politicagem dos homens que elegemos.


Precisamos de mais “gestos concretos” em nossa Área para servir como experiência e motivação para nós mesmos, e para os que nos observam com zelo e carinho. Lembremos da caminhada de Guaratinguetá ate Aparecida no ano de 1999, onde juntamos mais de cinco mil pessoas, entre franciscanos e pessoas motivadas por nosso exemplo. Que mobilização fomos capaz de fazer!

Precisamos rever nossos conceitos. Precisamos valorizar mais o CODHJUPIC. Em nossa Oficina, por exemplo, estavam apenas oito irmãos e dois Regionais.

Quando vamos parar de falar da nossa vocação e começar a vivê-la, foi assim que Francisco fez a sua formação e sua promoção vocacional, para jovens, idosos, casados, solteiros, doentes e sadios.


Vamos irmãos porque até agora pouco ou nada fizemos. Vamos trabalhar, organizar uma data para nos encontrarmos em um grande movimento, que abale as estruturas do nosso país, e não vamos começar com data para acabar, vamos até o fim, sem desistir, sem desanimar, sem nos preocupar como será nosso amanhã. Juntaremos um grande tesouro no céu. Vamos acabar com nossa “verborragia”.

Pedimos ao Conselho Nacional que torne obrigatório a eleição do irmão responsável pelo CODHJUPIC da mesma forma que se elege um ministro.

Vamos colocar a mão na massa, vamos ajudar o irmão, vamos lutar pela criação. Vamos assumir o CODHJUPIC como compromisso deste encontro de Área. Vamos integrar a próxima CF que será sobre a defesa da vida, em nosso compromisso. Vamos unir a Celebração do carisma à CF que mais uma vez é franciscana. Vamos começar a traçar nossa linha de trabalho para nossa Área juntos em uma mesma direção, a defesa da vida em todos os seus aspectos.Vamos trabalhar em conjunto, vamos trabalhar verdadeiramente como uma única fraternidade.

Paz e Bem

Oficina do CODHJUPIC



Encontro de Área Região Sudeste



17 a 19 de agosto de 2007



Belo Horizonte – MG

Nenhum comentário: