MENSAGEM REFLEXIVA
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
2. Esse dia é aproveitado, em todo o mundo, para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações práticas. Se há um assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse Planeta é a questão ambiental.
3. O amor a natureza e o desejo de que ela seja preservada pelo homem pode ser constatada nos primeiros livros sagrados. Eles mencionam a vida das plantas, dos animais e do homem, como elementos integrantes do meio ambiente. Dentre os vários líderes espirituais que sempre demonstraram preocupação com a conservação da natureza, certamente, São Francisco de Assis é o que ganha maior destaque no cenário mundial. Além, de outros princípios religiosos, Francisco, foi o Santo que mais venerou o ar, a água, a terra (alimento) e o fogo (energia), todos considerados como partes integrantes do Cosmos e sem os quais não teríamos condições de vida plena.
4. O primeiro mandamento da Lei de Deus foi: “Amai a Deus sobre todas as coisas”. Porém, Jesus Cristo ousou em acrescentar: “E, ao próximo como a ti mesmo”. Hoje, nós cristãos, particularmente, nós Franciscanos Seculares, devemos ousar e acrescentar: “E, a todos os seres que vivem sobre a Terra”.
Um dos grandes segredos de Francisco está na sua comunhão com o universo. Por isso, o amor de Francisco de Assis demonstra abrangência universal.
Por fim, nosso Planeta Terra, ainda requer cuidado contínuo e intensivo.
Nessa data memorável, tendo em vista que o Capítulo Nacional de Manaus – AM, de 20/23 de agosto de 2009, estabeleceu como prioridade: “PROMOVER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL”, reflitamos sobre tudo isso.
Dourados - MS, 05 de junho de 2011.
GERALDINO PEREIRA DE LIMA.
Ministro Regional - Região Oeste (MS-MT-RO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário