terça-feira, 9 de junho de 2009

CNBB lança título sobre mudanças climáticas em versão popular ilustrada

São Paulo -Durante a 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorreu entre os dias 22 de abril e 1º de maio, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, lançou o livro “Mudanças Climáticas provocadas pelo aquecimento global – Profecia da Terra”.
A obra, de pouco de 70 páginas, dividida em três capítulos: O que anunciam as mudanças climáticas que já estão acontecendo; Desafios para a humanidade; e Motivações cristãs para ter coragem de mudar, agora ganhou uma versão popular para atingir o público estudantil e os movimentos sociais, como explica a assessora da Comissão, irmã Delci Franzen.
“A cartilha é uma versão popular do livro voltada para os movimentos sociais, as comunidades e para a classe estudantil. É por isso que ele ganhou uma cara nova, ilustrada; mas os textos continuam com o mesmo cunho cientifico, com reflexões teológicas e pistas de ação”.
Recheado de olhar crítico, Mudanças Climáticas, é literalmente uma profecia da terra, cujo foco está direcionado ao aumento de gases na atmosfera, mudanças climáticas, e com o questionamento: “Quem provoca esse aquecimento e as mudanças climáticas?
A obra traz ainda reflexões sobre Água, alimentos, além de fundamentos bíblico-teológicos a respeito do cuidado com a criação e de uma espiritualidade ecológica, com propostas de ação pastoral.
Os artigos, análises e pesquisas presentes no livro são contribuições de várias obras e institutos que trabalham em favor da ecologia, como é o caso do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Instituto Humanitas Unisinos, Folha de São Paulo, o livro O Sonho da Terra, de Thomas Berry, entre outros.
Sobre o que vai ocorrer no futuro, a partir das consequências provocas pelas mudanças climáticas, o livro diz. “Tudo vai depender de como a humanidade, e de modo especial os países que mais emitem gases que provocam efeito estufa, se comportarem de agora em diante. Levarão, finalmente, a sério as advertências dos povos indígenas, dos ecologistas e das conclusões dos cientistas? Serão capazes de fazer as mudanças necessárias, indispensáveis para evitar o pior? Serão capazes de mudar com maior profundidade, passando a fazer penitência pelo malfeito à mãe terra e a retomar sua qualidade de cuidadores da vida na Terra?”.
A cartilha é composta de 32 páginas produzidas com folhas recicláveis.

Mudanças Climáticas pode ser adquirido pelo telefone (61) 2103-8383, pelo fax (61) 3322-3130,
pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br ou pelo site http://www.edicoescnbb.com.br/.
Fonte site CNBB

Nenhum comentário: